Nossa Herança Wesleyana de Santidade

A Igreja do Nazareno tem se confessado um ramo da “una, santa, universal e apostólica” Igreja de Cristo, abraçando, como sua, a história do povo de Deus registrada no Antigo e Novo Testamento e do povo de Deus através dos tempos, em qualquer expressão da Igreja de Cristo que estes possam ser encontrados.
Ela aceita os credos ecumênicos dos cinco primeiros séculos cristãos como expressões da sua própria fé. Ela identifica-se com a igreja histórica na pregação da Palavra, administrando os sacramentos, mantendo um ministério de fé e prática apostólico e incutindo as disciplinas de um viver e serviço semelhantes ao de Cristo. Ela une-se aos santos atendendo ao chamado bíblico para uma vida santa e de dedicação completa a Deus, na qual proclama através da teologia da inteira santificação. 

Resultado de imagem para john wesleyJhon Wesley – 1703 – 1791

A nossa herança cristã foi facultada através da Reforma Inglesa no século XVI e o Reavivamento Wesleyano no século XVIII. Através da pregação de Jhon e Charles Wesley, pessoas em toda a Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales abandonaram o pecado e foram capacitadas para o serviço cristão. Este Reavivamento caracterizou-se pela pregação feita por leigos, testemunho, disciplina e círculos de discípulos dedicados, conhecidos por “sociedades”, “classes” e “bandas”. Os marcos teológicos do Reavivamento Wesleyano incluíram: justificação pela graça através da fé; santificação ou perfeição cristã, também pela graça através da fé; e o testemunho do Espírito quanto a certeza da graça.

Entre as contribuições distintas de João Wesley, inclui-se uma ênfase à inteira santificação como a provisão graciosa de Deus para a vida cristã. Sua ênfase foi disseminada em todo o mundo. Na América do Norte, a Igreja Metodista Episcopal foi organizada em 1784 para “reformar o Continente e espalhar a santidade bíblica sobre estas terras”.

Uma renovada ênfase à santidade cristã foi desenvolvida em meados do século XIX. Timothy Merritt de Boston, Massachusetts, impulsionou o interesse como editor do Guia da Perfeição Cristã. Phoebe Palmer, da cidade de New York, liderava a Reunião de Terça-Feira para a Promoção da Santidade e tornou-se uma oradora, autora e editora muito procurada. Em 1867, os pregadores metodistas J.A. Wood, John Inskip e outros em Vineland, New Jersey, iniciaram a primeira de uma longa série de campanhas de santidade que renovaram a busca Wesleyana de santidade em todo o mundo.

A santidade cristã foi enfatizada pelos Metodistas Wesleyanos, Metodistas Livres, o Exército da Salvação e certos Menonitas, Irmãos e Quakers. Evangelistas levaram este movimento para a Alemanha, Reino Unido, Escandinávia, Índia e Austrália. Novas igrejas de santidade surgiram, incluindo a Igreja de Deus (Anderson, Indiana). Igrejas de santidade, missões urbanas e associações missionárias cresceram a partir deste empenho. A Igreja do Nazareno nasceu do impulso de unir muitas dessas organizações em uma igreja de santidade.

Conheça mais da vida e obra de John Wesley
Conheça sobre Jacob Armínio e a Teologia Wesleyana