Ela aceita os credos ecumênicos dos cinco primeiros séculos cristãos como expressões da sua própria fé. Ela identifica-se com a igreja histórica na pregação da Palavra, administrando os sacramentos, mantendo um ministério de fé e prática apostólico e incutindo as disciplinas de um viver e serviço semelhantes ao de Cristo. Ela une-se aos santos atendendo ao chamado bíblico para uma vida santa e de dedicação completa a Deus, na qual proclama através da teologia da inteira santificação.
Jhon Wesley – 1703 – 1791 |
A nossa herança cristã foi facultada através da Reforma Inglesa no século XVI e o Reavivamento Wesleyano no século XVIII. Através da pregação de Jhon e Charles Wesley, pessoas em toda a Inglaterra, Escócia, Irlanda e País de Gales abandonaram o pecado e foram capacitadas para o serviço cristão. Este Reavivamento caracterizou-se pela pregação feita por leigos, testemunho, disciplina e círculos de discípulos dedicados, conhecidos por “sociedades”, “classes” e “bandas”. Os marcos teológicos do Reavivamento Wesleyano incluíram: justificação pela graça através da fé; santificação ou perfeição cristã, também pela graça através da fé; e o testemunho do Espírito quanto a certeza da graça.
Entre as contribuições distintas de João Wesley, inclui-se uma ênfase à inteira santificação como a provisão graciosa de Deus para a vida cristã. Sua ênfase foi disseminada em todo o mundo. Na América do Norte, a Igreja Metodista Episcopal foi organizada em 1784 para “reformar o Continente e espalhar a santidade bíblica sobre estas terras”.
Uma renovada ênfase à santidade cristã foi desenvolvida em meados do século XIX. Timothy Merritt de Boston, Massachusetts, impulsionou o interesse como editor do Guia da Perfeição Cristã. Phoebe Palmer, da cidade de New York, liderava a Reunião de Terça-Feira para a Promoção da Santidade e tornou-se uma oradora, autora e editora muito procurada. Em 1867, os pregadores metodistas J.A. Wood, John Inskip e outros em Vineland, New Jersey, iniciaram a primeira de uma longa série de campanhas de santidade que renovaram a busca Wesleyana de santidade em todo o mundo.
A santidade cristã foi enfatizada pelos Metodistas Wesleyanos, Metodistas Livres, o Exército da Salvação e certos Menonitas, Irmãos e Quakers. Evangelistas levaram este movimento para a Alemanha, Reino Unido, Escandinávia, Índia e Austrália. Novas igrejas de santidade surgiram, incluindo a Igreja de Deus (Anderson, Indiana). Igrejas de santidade, missões urbanas e associações missionárias cresceram a partir deste empenho. A Igreja do Nazareno nasceu do impulso de unir muitas dessas organizações em uma igreja de santidade.
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