A Igreja do Nazareno no Rio de Janeiro

Resultado de imagem para Jaime e Carolina Kratz

 Jaime e Carolina Kratz

Em 1966 através de um trabalho missionário realizado pelo casal missionário americano Jaime e Carolina Kratz a Igreja do Nazareno chegou ao Rio de Janeiro em Nilópolis. O casal missionário conheceu um casal presbiteriano, Sr. Josué e Sra. Damaris, proprietários do Colégio Filgueiras, que encantados com o trabalho desenvolvido pelos missionários, cederam um espaço no Instituto Filgueiras.

O 1º culto da Igreja do Nazareno em Nilópolis foi realizado no dia 07 de setembro de 1966, sob a direção do casal Kratz, na sala gentilmente cedida pelo Sr. Josué Filgueiras e a Sra. Damaris Filgueiras. Se tornou, em pouco tempo, uma capela para aproximadamente 100 pessoas.

A Igreja cresceu rapidamente. O casal Kratz era extremamente simpático e amoroso, e Jaime Kratz era particularmente habilidoso no trato com os adolescentes e jovens, incentivando-os a participar dos cultos e demais atividades da igreja como acampamentos relâmpagos e brincadeiras. Já naquele tempo ele se preocupava em não deixar os adolescentes e jovens sem alguma atividade, evitando que ficassem pelas ruas contaminando-se com as más companhias e hábitos negativos.

Pouco tempo depois chegou a Igreja, vindo do Seminário Nazareno de Campinas, o jovem pastor Lázaro Aguiar Valvassoura, com cerca de 20 anos de idade, e assumiu a condução da Igreja, contando por algum tempo ainda com o valioso apoio do casal Kratz. A Obra de Deus cresceu, frutificou, e houve a necessidade de procurar outra área maior, foi quando o Rev. Lázaro Aguiar adquiriu a propriedade onde hoje funciona a Igreja do Nazareno em Nilópolis.

Atualmente (2019), há 04 Distritos já formados no Estado: Distrito Rio de Janeiro Grande Rio, Distrito Rio de Janeiro Baixada 1. Distrito Rio de Janeiro Baixada 2 e Distrito Metropolitano.