A história de como começou a Igreja do Nazareno
Fred Hillery organizou a Igreja Evangélica do Povo (Providence, Rhode Island) em 1887. A Igreja Missão (Lynn, Massachusetts) foi organizada em 1888. Em 1890, estas e outras oito congregações de New England formaram a Associação Central Evangélica de Santidade. Anna S. Hanscome, ordenada em 1892, foi a primeira mulher ordenada na linhagem Nazarena.
Em 1894-95, William Howard Hoople organizou três congregações de santidade no Brooklyn, New York, que formaram a Associação de Igrejas Pentecostais da América. “Pentecostal” era um sinônimo para “santidade” a estes e outros fundadores da Nazareno. Hillery e os grupos de Hoople fundiram-se em 1896, estabelecendo trabalhos na Índia (1899) e Cabo Verde (1901). O executivo de Missões Hiram Reynolds organizou congregações no Canadá (1902). Em 1907 o grupo já alcançava de Nova Scotia até Iowa.
Robert Lee Harris organizou a Igreja de Cristo do Novo Testamento (Milan, Tennessee) em 1894. Mary Lee Cagle, sua viúva, espalhou o trabalho ao oeste do Texas, em 1895. C. B. Jernigan organizou a primeira Igreja Independente de Santidade (Van Alstyne, Texas) em 1901. Essas igrejas uniram-se em Rising Star, Texas (1904), formando a Igreja de Cristo de Santidade. Em 1908, já se estendia da Georgia a New Mexico, ministrando aos marginalizados e necessitados, apoiando órfãos e mães solteiras e conectando-se com trabalhadores na Índia e Japão.
|
Phineas F. Bresee e Joseph P. Widney, com cerca de outras 100 pessoas, organizaram a Igreja do Nazareno, em Los Angeles, em 1895. Eles defendiam que os cristãos santificados pela fé deviam seguir o exemplo de Cristo e pregar o Evangelho aos menos favorecidos. Eles acreditavam que o seu tempo e dinheiro deviam ser dados a ministérios que refletissem Cristo, para a salvação de almas e socorro aos necessitados. A Igreja do Nazareno expandiu-se principalmente ao longo da costa oeste dos Estados Unidos, com algumas congregações indo mais para o leste, até Illinois. Eles apoiavam uma missão indígena em Calcutá, na Índia.
|
Em outubro de 1907, a Associação de Igrejas Pentecostais da América e a Igreja do Nazareno reuniram-se em Chicago, Illinois, para moldar um governo de igreja que equilibrava a superintendência com os direitos congregacionais. Competia aos superintendentes nutrir e cuidar de igrejas já organizadas, organizar e incentivar novas igrejas, mas não interferir com as ações independentes de uma igreja totalmente organizada. Delegados da Igreja de Cristo de Santidade participaram. A primeira Assembleia Geral adotou um nome resultante de ambas as organizações: Igreja Pentecostal do Nazareno. Bresee e Reynolds foram eleitos superintendentes gerais.
Em setembro de 1908, a Conferência de Santidade da Igreja Cristã da Pensilvânia, sob a liderança de H. G. Trumbaur, uniu-se aos Nazarenos Pentecostais. No dia 13 de outubro, a segunda Assembleia Geral reuniu-se em Pilot Point, Texas, com o Conselho Geral da Igreja de Cristo de Santidade para unir as duas igrejas.
Liderada por J. O. McClurkan, a Missão Pentecostal foi formada em Nashville, em 1898, unindo pessoas de santidade do Tennessee e estados adjacentes. Eles enviaram pastores e professores a Cuba, Guatemala, México e Índia. Em 1906, George Sharpe foi expulso da Igreja Congregacional de Parkhead, Glasgow, na Escócia, por pregar a doutrina wesleyana da santidade cristã. A Igreja Pentecostal de Parkhead foi formada, outras congregações organizadas e a Igreja Pentecostal da Escócia foi fundada em 1909. A Missão Pentecostal e Igreja Pentecostal da Escócia uniram-se aos Nazarenos Pentecostais em
1915.
|
A Quinta Assembleia Geral (1919) mudou o nome oficial da denominação para Igreja do Nazareno. A palavra “Pentecostal” já não era um sinônimo da doutrina de santidade como tinha sido no final do século XIX, quando os fundadores inicialmente adotaram este nome para a igreja. A jovem denominação manteve-se fiel à sua missão original de pregar o evangelho da salvação completa.
A história da Igreja do Nazareno em vídeo