Em 1958 um total de 19% de membros nazarenos viviam fora dos Estados Unidos. Em 1981, 28% de membros estrangeiros e em 1991 os números já ultrapassavam 1 milhão de membros espalhados pelo mundo, dos quais 43% dos membros vivem fora dos EUA.
O desejo de se instalar a Igreja do Nazareno no Brasil ocorreu através da vinda do cabo verdiano Rev. José Zito Oliveira para morar em Santo André/SP com seu irmão. Finalmente, em 11 de julho de 1956, o Rev. José Zito desembarcou no porto de Santos, em princípio, ele queria ir para a Argentina, mas aquela porta havia se fechado. Agora, ele estava no Brasil. Um problema, no entanto, o angustiava: a Igreja do Nazareno ainda não havia chegado ao país. Parecia que o seu sonho de ministério havia sido enterrado. Porém, ele esperou pacientemente a chegada oficial da Igreja do Nazareno.
Uma carta enviada por Ervin Stegemoeller e sua esposa, Marjorie, à Sede da Igreja do Nazareno, nos Estados Unidos, solicitando missionários para instalarem a Igreja do Nazareno no Brasil, fez com que a notícia corresse o mundo.
No entanto, foi em meados de 1958 que a família Mosteller chegou ao Brasil. Muita alegria na chegada, cumprimentos, histórias da viagem, planos e expectativas quanto à obra que o Senhor haveria de começar por meio da Igreja do Nazareno, cuja teologia básica é a doutrina da santidade. O Rev. Earl Elwood Mosteller, conforme já havia solicitado no telegrama, mais uma vez convidou o Rev. José Zito a engajar-se no projeto de implantação da denominação no Brasil. Esse convite foi aceito com um sorriso e uma declaração da certeza quanto ao chamado de Deus para o ministério pastoral. Foi ali, no porto de Santos, que o Rev. José Zito conheceu o irmão Ervin Stegemoeller, um nazareno fiel que estava no Brasil trabalhando em Campinas. O casal Stegemoeller, exercendo a mordomia cristã, levou a família de missionários para a sua cidade. Ali, eles providenciaram todas as coisas para que os missionários se estabelecessem confortavelmente.A segunda família missionária oficial da denominação foi a do Rev. Charles Wise Gates e sua esposa Dona Roma Joanne Gates, que chegaram poucas semanas depois da família Mosteller e também se estabeleceram em Campinas, sob os cuidados dos Stegemoellers.
Em 1959, uns seis meses depois da chegada dos primeiros missionários, o Rev. José Zito mudou-se para Campinas e recomeçou seus estudos acadêmicos sob a supervisão do Rev. Mosteller, que lhe deu um curso intensivo de formação pastoral. O Rev. José Zito foi o primeiro nazareno a iniciar a sua preparação para o ministério no Brasil. Ele era o único aluno do que viria a ser o Seminário e Instituto Bíblico da Igreja do Nazareno – SIBIN, inaugurado em 1962. O início da Igreja do Nazareno em Campinas, o Rev. José Zito, além de trabalhar com a denominação no Brasil, também ajudou a igreja no estabelecimento de várias congregações e templos. Naturalmente, ele trabalhou para o início da primeira igreja em Campinas.
Um resumo da história da Igreja do Nazareno no Brasil